Os Dez Mandamentos de Deus

Decálogo significa dez palavras (Ex 34,28). Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho duma vida liberta da escravidão do pecado. O próprio Legislador (Deus), as escreveu com o seu dedo nas tábuas de pedra, algo sem igual em toda a história da Bíblia, pois na maioria dos casos, Deus falava, e o Profeta as escrevia ou citava ao povo.


Êxodo 20.3-17

1º “Não terás outros deuses diante de mim.” (v. 3)

2º “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem na águas debaixo de terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
(vs. 4-6)

3º “Não tomarás o nome do Senhor, t neu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar
o seu nome em vão.” (v. 7)

4º “Lembra-te do dia de SÁBADO, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o SÁBADO do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho,nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de SÁBADO e o santificou.” (vs. 8-11)

5º “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” (v. 12)

6º “Não matarás.” (v. 13)

7º “Não adulterarás.” (v. 14)

8º “Não furtarás.” (v. 15)

9º “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (v. 16)

10º “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.”